quinta-feira, 11 de junho de 2015

De mulher para mulher - Copo Menstrual

Olá lindas!
Hoje o assunto é para nós, mulheres. Os homens também podem ler, óbvio, porque o "saber não ocupa lugar" e também podem (e devem) dar a ler ás mulheres que conhecem ;)
Venho falar sobre o Copo Menstrual.

Imagem retirada da internet

O que é? É um excelente substituto e/ou alternativa aos pensos higiénicos e tampões que tão bem conhecemos, usamos e fazem parte das nossas vidas durante tantos e longos anos.
O copo menstrual é um "copo" feito em silicone cirúrgico, muito macio e maleável, anti-bacteriano pois este silicone impossibilita a proliferação de bactérias (o que o torna muito higiénico), hipoalergénico (provoca poucas e raríssimas reacções alérgicas) e fácil de usar.
É amigo do ambiente pois é reutilizável e dura até 10 anos, portanto são 10 anos em que não usamos pensos e/ou tampões e, consequentemente, torna-se bastante económico. Muito vantajoso não?!
Foi desenhado por especialistas para se ajustar na perfeição ao corpo da mulher, é aprovado pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), não absorve o fluxo menstrual mas sim recolhe-o sem haver odores nem fugas e pode ser utilizado durante 12h seguidas (estas 2 características são ideais para as horas de sono).

Imagem retirada do site www.pegada-verde.pt

O copo menstrual não transpira nem seca como os pensos e/ou tampões, não faz com que o fluxo menstrual sofra qualquer alteração na sua produção natural e qualquer mulher o pode usar, mesmo que sejam virgens!
Todas estas informações e mais algumas podem ser encontradas no site da Pegada Verde que foi onde comprei o meu copo menstrual, o Lunette.

Imagem retirada do site www.pegada-verde.pt

Tenho conhecimento de outras 2 marcas de "copos" mas só falo deste porque o usei.
O Lunette existe em 2 tamanhos. Quem tem fluxo ligeiro ou normal deve optar pelo tamanho 1 (T1), já quem tem fluxo abundante ou quem já teve parto vaginal deverá optar pelo tamanho 2 (T2).

Imagem retirada do site www.pegada-verde.pt


A tabela seguinte apresenta outras considerações que vos pode ajudar a escolher o tamanho ideal mas se mesmo assim tiverem dúvidas enviem um email para a Pegada Verde (info@pegada-verde.pt) e esclareçam-nas todas :)

Imagem retirada do site www.pegada-verde.pt

E agora vamos à minha opinião pessoal.
Pelas indicações da tabela achei que o adequado para mim seria o T2 mas devo ter errado porque quando o uso sinto incómodo, como se esteja algo a ocupar espaço a mais (o que não é suposto acontecer, é suposto nem sequer nos lembrarmos que o estamos a usar). Por este motivo, nas poucas vezes em que o utilizei, não me agradou, mas prometo que vou usar mais algumas vezes até porque só há pouco tempo é que vi o vídeo fantástico que está lá no site da Pegada Verde (este) que nos mostra algumas formas de espalmar o Lunette para ser colocado depois... mas não se esqueçam que O MAIS IMPORTANTE É ESTAR COMPLETAMENTE RELAXADA!
Outra coisa também importante para uma boa experiência com o Lunette é "cozê-lo" durante 2 a 5 minutos, em bastante água quente, tanto na 1ª utilização como entre as menstruações - isto torna-o mais maneável e flexível (coisa que eu não fiz, portanto é mais uma coisa que tornou menos boa a minha experiência).
Mas o que me custou mais foi a retirar, parecia que vinham as entranhas junto, mas afinal (mais uma vez) a culpa foi minha porque ao puxar não libertei o vácuo como devia ter feito (ver a imagem a seguir).

Imagem retirada do site www.pegada-verde.pt

Muitas de vós devem estar a pensar "Que nojo! O sangue fica no copo, lava-se, volta-se a usar... Nhac! Nhac! Nhac!". Eu não tenho nojo de mim própria nem dos meus fluidos mas cada uma sabe de si :)
Concluindo, a minha experiência não foi a melhor, Mea Culpa! Mas admito que é um excelente produto, óptimo investimento e resultados positivos portanto recomendo sim!
Podem encomendar online no site da Pegada Verde, no separador "ELA".
Depois (ou agora) contem-me as vossas opiniões ok?
Kisses <3



Nota: A utilização das informações e imagens deste post (excepto a 1ª imagem) foram gentilmente autorizadas pela Pegada Verde a quem agradeço desde já toda disponibilidade que me ofereceram :) 


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Quando li sobre ele fiquei logo entusiasmada mas, como disse no post, a experiência não foi a melhor...mas vou voltar a experimentar mas desta vez vou fazer os passinhos correctamente hehehe
      Beijokas

      Eliminar
    2. Eu uso e AMO. As duas primeiras vezes fiquei aflita para o tirar mas agora nem quero ouvir falar em tampões ou pensos. É tão simples, cômodo e "invisível" que me esqueço que o tenho. E agora é tão fácil de retirar que acabei por cortar a "patilha" que o copo tem para ajudar a ser retirado.

      Eliminar
    3. Os meus ciclos são muito irregulares portanto ainda ão tive oportunidade de voltar a usar mas depois digo mais alguma coisa.
      Obrigado por comentar Madalena :)
      Beijinho.

      Eliminar
  2. a minha menstruação veio um dia mais cedo e hoje já pude experimentar tive dificuldade em colocar mas assim que entrou não senti naaada e quando foi para tirar uuiii estava quase para desistir e deixar aquilo ali dentro ahahah mas agora na segunda vez a colocar tive mais facilidade... eu compri as regras todas fervi e tirei o vácuo para retirar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe...confesso que ainda não voltei a usar. depois dá o teu feedback ;)
      Beijinhos <3

      Eliminar